ENEU, I Encontro Internacional de Estudos de Usos e Usuários da Informação

Tamanho da fonte: 
ACESSIBLIDADE DE PESSOAS COM LIMITAÇÃO VISUAL NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA EAD - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Queiroz Pereira, SR. Rogério Paulo da Silva, SR Francisco Nunes Ximenes Rodrigues

Última alteração: 2017-06-04

Resumo


A atual realidade educacional demostra uma tendência que é inserção de metodologias e tecnologias de Educação a Distância no ensino superior, possibilitando o uso em cursos totalmente a distância, sem que se elaborem sistemas isolado ou excludente que possibilita a inclusão de pessoas com deficiência. Este artigo relata a experiência de inclusão e acessibilidade de pessoas com limitação visual no ensino superior através da EAD. O objetivo desse estudo é demonstrar metodologias e processos que viabilize a acessibilidade no ensino superior a todas as pessoas com limitações visuais. Inicialmente foram identificadas pessoas com necessidades especiais nos cursos de graduação que utilizam o Webaula como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Instituição de Ensino Superior (IES), onde foi enviado questionário abordando as dificuldades e facilidades que essas pessoas encontram ao realizar um curso/disciplina a distância. As respostas evidenciaram que é necessário realizar atualização de conteúdo que permita a leitura através de leitores virtuais, ampliação da fonte pelo usuário, legenda de imagens informando o objetivo das imagens utilizadas no conteúdo para que o AVA utilizado seja acessível, amigável e atenda às necessidades dos alunos.